quarta-feira, 11 de abril de 2007

Aula 11/04/2007

1) Redes igualitárias se caracterizam pelas chances que os nós que compõem a rede têm em estabelecer conexões. Todos eles têm a mesma chance de relacionamento.
Ex: Na verdade não existe nenhum tipo de rede com essas características, foi apenas uma teoria maluca.

Modelo de mundos pequenos:
Ex: Orkut
É possível encontrar pessoas que se relacionam com outras pessoas em outros países diminuindo a distância existente, já que, segundo a teoria, o número de intermediários entre os membros seria bem menor do que se possa imaginar.

Modelos de redes sem escalas
Os nós mais conhecidos, conectados, ficam cada vez mais conhecidos, já que a tendência que temos de procurar por um site muito visitado é bem maior do que buscarmos algo desconhecido.
Ex: Roger Jones, o primeiro membro do orkut a lotar seu perfil.

2) O modelo de redes sem escalas. Um membro popular do orkut acaba se tornando cada vez mais popular por atrair muitos novos amigos, ampliando suas conexões em virtude de todos quererem ser seus amigos.


3) O ciberespaço contribue para a interação dos homens através do mundo virtual, reduzindo distâncias, derrubando fronteiras e estabelecendo novos meios de comunicação.

Um comentário:

raquel disse...

Existem redes igualitárias sim, não é uma teoria maluca. :P Sites, por exemplo, podem configurar redes igualitárias quando, dentro da mesma rede, todas as sub-páginas têm o mesmo número de links para outras páginas - o que aconteceria se todos tivessem o mesmo menu, por exemplo. Depende do que se está analisando. Acho que teus exemplos parecem corretos, mas tuas explicações estão deixando um pouco a desejar. O ideal seria mostrares, em cada um deles, como aparecem as características dos modelos.