Apropriação, desvio e despesa na cibercultura.
O movimento cyberpunk:- O cyberpunk aparece como designação de um movimento LITERÁRIO, de ficção científica, unindo TECNOLOGIA ao "faça você mesmo" (punk) ao caos urbano.- Relaciona-se ao PRESENTEÍSMO DA CULTURA PÓS-MODERNA.- Ciber(cibernética) + Punk - Gibson (1984)
Os ativistas da fronteira eletrônica:- Hackers e Crackers - formação do "UNDERGROUND" Hight-tech (Lemos, 2003)- Os "verdadeiros" hackers não são marginais ou vândalos, mas ativistas que visam desmascarar a falta de segurança dos sistemas e revelar o papel das novas tecnologias de informação na sociedade globalizada.- "Guerrilhas" no sistema global
Atitude Cyberpunk:- Pessimismo (em relação ao futuro e as ideologias)- Descontentamento para com a tecno-estrutura.
-Apropriação, desvio e despesa improdutiva
-O "hacking" pode ser visto pelas 3 óticas:
*APROPRIAÇÃO
É o modo através do qual os objetos e artefatos técnicos são utilizados pelas pessoas
2 dimensões
técnica
subjetiva
*Desvio
É o uso fora da mídia, da normalidade social. É anticonvencional, por vezes, criminoso. (não sempre)
*DESPESA
É o excesso, a despesa, a perda
Faz parte do excesso de informação da sociedade globalizada
Abrange os prazeres furtivos, o ócio, os jogos e etc.
Para Bataille, é preciso resgatar essas atividades
*Essas 3 óticas são caracterizadas como FORMAS DE USO da tecnologia, a partir da ótica CIBERPUNK.
Um exemplo de APROPRIAÇÃO, DESVIO E DESPESA IMPRODUTIVA.
APROPRIAÇÃO
Fazer do orkut um ponto de negócios. É uma maneira de tornar seu produto conhecido, pelo menos no orkut, e comercializá-lo, seja criando um perfil para o produto ou uma comunidade.
DESVIO
Uso de computadores para invadir sites de bancos e roubar senhas dos usuários.
DESPESA IMPRODUTIVA
Passar horas no orkut olhando perfis de outros usuários e conhecendo comunidades diversas.
Um comentário:
Tá, e o exercício?
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